As Dimensões Espaciais

A síntese do diagnóstico técnico da 2ª etapa do Plano Diretor Participativo possibilitou a criação de um gráfico que correlaciona os aspectos priorizados pelos eixos temáticos. É possível verificar que os eixos temáticos se retroalimentam considerando o tripé do desenvolvimento sustentável: social (VIVER), econômico (DESENVOLVER) e ambiental (ENVERDECER). Desta forma, os seis eixos temáticos encontram-se presentes nas dimensões espaciais de atuação da proposta do Plano Diretor.

As propostas foram divididas em três dimensões espaciais de planejamento:

• Desenvolvimento local e inclusão
  • Meio ambiente e paisagem
  • Oportunidades e desenvolvimento sustentável

A dimensão Desenvolvimento local e inclusão conta 04 diretrizes e 20 ações estratégicas. Relacionadas à dimensão Oportunidades e desenvolvimento sustentável foram elaboradas 03 diretrizes e 17 ações. Já para Meio ambiente e paisagem foram propostas 04 diretrizes e 10 ações estratégicas.

tematicas X dimensões
Desenvolvimento local e inclusão

Desenvolvimento Local e Inclusão

Representa um alicerce fundamental para a vida cotidiana das comunidades urbanas em sua microescala. Ela diz respeito às ações e estratégias que buscam fortalecer o tecido social, econômico e cultural local. Ou seja, um planejamento urbano voltado para as necessidades e demandas específicas de cada localidade, reconhecendo as suas particularidades e singularidades, bem como suas aspirações de desenvolvimento. Dessa forma, visa garantir que as políticas públicas sejam efetivas e alcancem aqueles que mais necessitam delas.

Meio Ambiente e Paisagem

Desempenha um papel fundamental na construção de uma cidade sustentável, saudável e resiliente. Esta dimensão se concentra no tratamento aos sistemas ambientais existentes em Fortaleza, reconhecendo sua importância para melhor se ajustar à realidade existente e garantir o equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a preservação dos recursos naturais.

Assim, reconhece que o meio ambiente não é uma questão à parte do desenvolvimento urbano, mas sim um elemento essencial que permeia todas as dimensões do planejamento. Visto que, o tratamento adequado dos sistemas ambientais é crucial para promover cidades capazes de enfrentar desafios como as mudanças climáticas e a crescente urbanização.

Oportunidades e Desenvolvimento Sustentável

Aborda as estratégias de desenvolvimento em uma escala mais ampla, considerando a cidade como um todo e suas conexões com a região circundante, levando em conta as dimensões econômicas, ambientais e sociais de forma integrada.

Nesta dimensão, o objetivo é criar, melhorar e diversificar centralidades com potencial de desenvolvimento estratégico e estrutural na cidade, incluindo melhorias da macro conectividade a partir de corredores de desenvolvimento integrado, gerando um sistema sinérgico de centralidades e corredores de desenvolvimento urbano sustentável.

Para mais informações, acesse o site oficial do Plano Diretor Participativo de Fortaleza

Sobre o Plano Diretor Sobre os Eixos Temáticos
Visualizar propostas

Interaja com os pontos para ver detalhes de cada proposta e sua localização

1 /9
Criar conta

Antes de criar propostas, é necessário cadastrar uma conta no Fortaleza Digital. É rápido e gratuito!

2 /9
Cadastrar sua proposta

Cadastre sua proposta com pelo menos um ponto. Dê um título e proposição para justificar. Sua proposta estará sujeita a moderação

3 /9